
Lideradas pelo Parque de Ciência e Inovação (PCI), a Aveiro Media Competence Center TestBed (AMCC) e a Aveiro Smart Connected Spaces TestBed (ASCS) “consolidaram Aveiro como um território de referência para a experimentação, demonstração e validação de novas tecnologias”, refere uma nota informativa daquela estrutura gerida pela universidade local.
Com um investimento conjunto superior a 4,8 milhões de euros, as duas estruturas disponibilizaram a startups e PME de todo o país conhecimento especializado, equipamentos e ambientes de teste.
“Vocacionada para a transição digital dos media e das indústrias criativas”, a AMCC TestBed promoveu 67 pilotos, “superando em 14% a meta definida”.
O consórcio formado pelo PCI, pela NOS Technologies e pela NOS Comunicações teve como parceiros a Universidade de Aveiro (UA) e a Google, contando ainda com o envolvimento direto de representantes do setor, como a Agência Lusa, o Grupo Impresa, a Media Capital, a Global Media e a Associação Portuguesa de Imprensa.
Já a ASCS TestBed, que estava orientada para espaços urbanos, portuários e marinhos inteligentes, concretizou 64 pilotos, atingindo 108% da meta, através de um consórcio que integra o PCI, a Altice Labs, a Universidade de Aveiro, o Instituto de Telecomunicações, a Associação do Porto de Aveiro, o Fórum Oceano e a TICE.pt – Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica.
“Para além dos resultados alcançados, os projetos permitiram reforçar a capacidade de infraestrutura tecnológica do PCI, designadamente através da Digital Factory. Este espaço agrega recursos avançados nas áreas de produção virtual e audiovisual, realidade virtual e aumentada, captura de movimento, digitalização multiescala, digital twin e inteligência artificial, apoiando o desenvolvimento, a prototipagem e a validação de produtos e serviços digitais”, refere o PCI.
O envolvimento de mais de 75 startups e empresas nos projetos, sendo 15 do ecossistema do PCI, reforçou “o compromisso no apoio ao desenvolvimento de negócios inovadores e na transição digital.”
O PCI destaca a “capacidade instalada”, que “constitui um ativo estratégico para a continuidade do trabalho desenvolvido pelas TestBeds, reforçando a ligação entre ciência, empresas e mercado.”
Pretende-se agora “mobilizar estas competências para atrair novos projetos de investigação e inovação, apoiar a evolução tecnológica das empresas e ampliar as redes nacionais de experimentação, contribuindo para a competitividade e para a transformação digital e sustentável da região e do país.”
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Adicionar Notícias de Aveiro às suas fontes preferidas no Google.
Montra Online NotíciasdeAveiro.pt
Consulte as oportunidades (artigos e serviços).
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).






