
É a primeira Floresta Terapêutica certificada da Península Ibérica e uma das quatro únicas em todo o mundo. A Mata Nacional do Bussaco recebeu distinção internacional que reforça o posicionamento da Mealhada como destino de natureza, saúde e bem-estar.
A Mata Nacional do Bussaco tornou-se esta sexta-feira a primeira Floresta Terapêutica certificada da Península Ibérica e uma das quatro únicas em todo o mundo a receber esta distinção internacional, que reconhece os benefícios deste espaço natural para a saúde e o bem-estar físico e mental.
O certificado, válido até 17 de julho de 2031, foi entregue por Stefanie Frech, coordenadora do Gabinete Internacional de Certificação de Florestas Terapêuticas, numa cerimónia realizada na Mata do Bussaco. A sessão incluiu o descerramento da placa identificativa do Trilho de Floresta Terapêutica e culminou com uma experiência imersiva na floresta, convidando os participantes a vivenciar, através dos sentidos, o potencial terapêutico deste património natural único.
A distinção coloca a Mata Nacional do Bussaco num restrito grupo de apenas quatro florestas certificadas em todo o mundo, reforçando o seu posicionamento internacional como destino de excelência para a saúde, o bem-estar, o turismo de natureza e a investigação científica.
Para o presidente da Fundação Mata do Bussaco, Gonçalo Breda Marques, a certificação representa um momento histórico e o reconhecimento de uma realidade conhecida há séculos.
“Esta floresta faz bem às pessoas. Esta certificação é uma mudança subtil, mas enorme para a Mata”, disse, apontando que “a ciência levou séculos a certificar aquilo que os Carmelitas Descalços sentiram há 400 anos”, considerando que este reconhecimento constitui “uma lição para todos”, porque “começamos a compreender realmente toda a dimensão da herança que recebemos”.
O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, começou por saudar a presença de representantes das Universidades e Politécnicos de Coimbra e de Aveiro, destacando a importância da ligação entre o conhecimento científico e um território com características únicas.
O autarca destacou ainda que a Mata Nacional do Bussaco reforça agora a sua identidade enquanto destino diferenciador. “A Mata do Bussaco era já um destino de excelência: pela sua riqueza natural, pelo património histórico e religioso, pela memória militar, pela cultura e pela identidade que transporta. Hoje, reforça também a sua afirmação como um espaço de saúde, bem-estar e turismo de natureza, tornando-se um destino ainda mais completo e diferenciador.”
Para António Jorge Franco, esta certificação representa também um importante impulso para um dos grandes desígnios do território, uma vez que “esta conquista será também mais um passo no caminho que todos desejamos percorrer, que é a classificação da Mata Nacional do Bussaco como Património Mundial da UNESCO.”
Também o secretário de Estado das Florestas destacou a importância da crescente proximidade entre a Mata Nacional do Bussaco e as universidades e institutos politécnicos da região, considerando que esta colaboração será determinante para potenciar o conhecimento e a valorização deste património.
O governante afirmou que “esta certificação vai posicionar a Mata à escala mundial no bem-estar e na saúde”, permitindo integrar “a excelência de uma rede europeia nesta matéria”. Considerou ainda que o Bussaco é “uma das maiores pérolas nacionais nesta abordagem holística da preservação do património e do bem-estar”, acrescentando que esta distinção lhe confere “uma dimensão ainda mais internacional”.
Já Miguel Vasco, da Destinature – Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza, entidade que acompanhou todo o processo de certificação, salientou que este reconhecimento representa apenas o início de um novo ciclo de valorização da Mata.
“Esta cerimónia de certificação é o início de um grande desafio. Agora tem de ser desenvolvido um trabalho coletivo com profissionais de saúde e existir capacidade para criar programas regulares que juntem natureza, saúde, qualidade de vida e ciência”, afirmou.
O responsável destacou ainda o enorme potencial terapêutico da Mata Nacional do Bussaco, defendendo que “o próprio silêncio pode ser usado de forma terapêutica”. “Aqui sabemos que podemos recuperar o sistema nervoso em minutos e proporcionar um verdadeiro detox digital”, concluiu.
Câmara da Mealhada

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Adicionar Notícias de Aveiro às suas fontes preferidas no Google.
Montra Online NotíciasdeAveiro.pt
Consulte as oportunidades (artigos e serviços).
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).






