Lábios, imagem partilhada em https://pixabay.com.

A boca é, sem dúvida, uma das partes mais importantes do corpo.

Assim começaria, no século passado, um daqueles exercícios a que se chamava “redação” e que, hoje, parece ter caído em desuso.

Há o texto de opinião, o argumentativo, o comentário crítico, mas redação é que não…

Será por isso que muitos jovens apresentam dificuldades na escrita e até no falar?…

Bom, mas voltando à boca. Com a boca come-se, bebe-se, beija-se…aliás é mesmo através da boca que o recém-nascido estabelece o primeiro contacto sensorial com o mundo exterior.

“Pela boca morre o peixe” e é também pela boca que “entra mosca ou sai asneira”. Esta última tão comum nos nossos dias, já que os políticos que nos governam falam, normalmente, em salas com ar condicionado onde não há…moscas. E se falarem ao ar livre há sempre uma mosquinha, perdão, alguém que enxote a mosquinha para não entrar na boquinha aberta e, poder sair…o discurso limpinho, liofilizado.

Olhando de novo para a boca, há pequenas, grandes, rasgadas, em forma de coração, enfim…

Ou melhor, deixem-me corrigir, havia. Sim, porque agora, se olharmos, por exemplo, atentamente para algumas das apresentadoras dos canais de televisão que diariamente nos entram em casa, ou para as cantoras, artistas ou, enfim, para alguma senhora com um mínimo de status, verificamos que todas, ou quase, têm as bocas iguais: lábios grossos, espetados para fora, repuxados em prece, autênticos sinais da moda “botoxoriana”.

Não me levem a mal e desculpem lá a minha ignorância, mas tenho mesmo que perguntar: beijar uma boca dessas tem o mesmo sabor que tinha quando se faziam ”redações” ou é o mesmo que trincar uma borracha das que, também nessa altura, serviam para apagar os erros?

Responda quem sentir, perdão, souber!

Aproveitem o Verão!

Jesus Zing

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Adicionar Notícias de Aveiro às suas fontes preferidas no Google.

Montra Online NotíciasdeAveiro.pt

Consulte as oportunidades (artigos e serviços).

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).