
Os Serviços Veterinários do Município de Sever do Vouga, em articulação com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, recolhera, recentemente, duas aves de rapina encontradas no concelho.
Os exemplares, uma coruja e uma águia-de-asa-redonda, após “avaliação do seu estado” seguiram para um Centro de Recuperação de Fauna Selvagem, “onde receberão os cuidados necessários com vista à sua recuperação e posterior devolução ao meio natural.”
“Nesta época do ano é frequente a observação de aves juvenis fora do ninho, numa fase de aprendizagem de voo e de desenvolvimento da sua autonomia. Muitas vezes, estas aves aparentam estar desamparadas, quando na realidade permanecem sob vigilância e alimentação dos progenitores, que normalmente se encontram nas proximidades”, alerta uma nota informativa partilhada nas redes sociais.
Sempre que for encontrada uma ave de rapina jovem, recomenda-se que não seja perturbada nem recolhida, “mantendo apenas uma observação à distância e evitando qualquer contacto desnecessário.”
Caso a ave de rapina, ou outra espécie, esteja ferida, debilitada ou em situação de risco carecendo de assistência, é aconselhado o contacto da SEPNA / GNR ou os Serviços Veterinários Municipais.
“A proteção da fauna silvestre é uma responsabilidade de todos. Com pequenos gestos de sensibilização e respeito pela natureza, contribuímos para a conservação da biodiversidade do nosso concelho”, conclui a nota.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Adicionar Notícias de Aveiro às suas fontes preferidas no Google.
Montra Online NotíciasdeAveiro.pt
Consulte as oportunidades (artigos e serviços).
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).






