
A primeira alteração ao Orçamento Municipal de 2026 leva o PS de Estarreja a concluir que existem “limitações na execução e um desfasamento entre as prioridades anunciadas e o investimento efetivamente previsto”.
Uma “avaliação” apresentada pelo deputado municipal Bruno Vilhena dá como “principal preocupação” dos socialistas “o elevado saldo de gerência transitado de 2025, de
cerca de 11 milhões de euros, resultante de uma execução da despesa inferior a 64%.”
“Para o PS, esta subexecução – superior a um terço do orçamento de 2025 – evidenciou dificuldades na concretização das políticas públicas, com um impacto direto em áreas
fundamentais como a habitação, a mobilidade, a rede viária e o apoio ao associativismo, problemas sérios e reconhecidos pelos estarrejenses, apontando culpas ao anterior
executivo camarário ao qual a atual presidente pertenceu”, refere um comunicado.
Sobre a aplicação das verbas agora incorporadas, os socialistas consideram que “falta ambição política, destacando o reduzido investimento na habitação: cerca de 590 mil
euros num orçamento global próximo dos 50 milhões, o que representa menos de 2%.”
O PS Estarreja sublinha, ainda, “o desfasamento entre a centralidade atribuída ao tema no discurso político e os meios efetivamente alocados.”
“Insuficiências persistentes na resposta social, na mobilidade e na concretização de projetos estruturantes” foram outros reparos apontados, sendo referido o’Estarreja ‘Innovation Centre’ como “exemplo de um projeto que poderá ficar muito aquém da ambição anunciada.”
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Montra Online NotíciasdeAveiro.pt
Consulte as oportunidades (artigos e serviços).
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).






