
As Grandes Opções do Plano (GOP) da Câmara de Aveiro, até ao final de outubro de 2025, mês de eleições autárquicas, “registaram uma execução de 27,6%, com destaque para as ‘atividades mais relevantes’, que apresentam uma taxa de execução próxima dos 50%.
Um dos indicadores do ‘Relatório de Execução Orçamental e Financeira’ até ao mês de transição de elenco camarário, apresentado esta quinta-feira na reunião privada do executivo.
O saldo para a gerência seguinte aumentou em cerca de 9 milhões de euros, fixando-se nos 44,6 milhões de euros.
Um relatório ainda “meramente informativo e provisório”, por força do “fecho contabilístico não definitivo, estando por isso sujeito a ajustamentos decorrentes de operações de regularização e apuramentos finais, em particular ao nível dos registos patrimoniais”.
A execução global da receita foi de 41,3%, correspondente a uma cobrança líquida de cerca de 80,3 milhões de euros (se considerada a incorporação do saldo de gerência de 2024, a execução da receita ascende a 61,05%, totalizando 113,9 milhões de euros arrecadados).
Quanto à despesa, a taxa de execução foi de 36,55%, correspondendo a pagamentos na ordem dos 69,3 milhões de euros para um orçamento global de cerca de 186,6 milhões de euros.
As despesas correntes apresentam uma execução de 53,8%, enquanto a despesa de capital atinge 20,1%.
O resultado líquido apurado no período em causa foi de 18,5 milhões de euros, “mantendo-se positivo, apesar de uma redução face ao período homólogo do ano anterior”.
Em termos patrimoniais, o ativo do município atingiu cerca de 435 milhões de euros, mais 3,15% face a 2024;
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






