
A Câmara de Vale de Cambra aprovou a abertura do período de discussão pública de propostas de delimitação das Áreas de Reabilitação Urbana (ARU), incluindo Operação de Reabilitação Urbana (ORU) do centro da cidade e da zona central da vila de Macieira de Cambra.
As duas intervenções municipais, que são assumidas no Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU) do concelho, estão em consulta pública até fins de janeiro de 2026.
Promover a reabilitação do edificado, otimizar infraestruturas e equipamentos, racionalizar o uso do solo e promover a coesão territorial e social figuram entre os objetivos das ARU que, quando em vigor, permite, a atribuição de benefícios fiscais (como isenções de impostos municipais) e incentivos financeiros aos proprietários para a execução de obras.
Segundo a autarquia valecambrense, só na zona central da cidade mais de metade (56,0%) dos edifícios existentes foram construídos há mais de 35 anos.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






