União de Lamas - Beira-Mar (12122025).

O União de Lamas venceu o Beira-Mar este domingo por 2-1 em partida a contar para 12ª jornada do Campeonato de Portugal, série B. A reviravolta deu-se numa grande penalidade já ‘ao cair do pano’, que foi muito contestada pelos aveirenses. O técnico aveirense foi expulso após o apito final quando se dirigiu ao juiz da partida.

Os aurinegros apresentaram uma mudança no onze que entrou em campo relativamente à ronda anterior (empate com o Alpendurada em casa 1-1): Bruno Cruz regressou para a lateral esquerda, ocupando a vaga de Marcelino, que ficou no banco.

Ficha do jogo via Zerozero.pt

Os forasteiros entraram melhor no derby distrital, conseguindo intranquilizar os locais que ‘tremeram’ num lance que parecia inofensivo, pagando caro a desconcentração.

A bola foi desmarcada para o meio campo contrário por Didi apanhando a defesa da casa adiantada. ‘Esperto que nem um rato’, Francisco Sancho, que até estava colocado na esquerda, correu e aproveitou o que parece ser uma ‘escorregadela’ do guarda-redes (ou hesitação), quando saia da sua área, acabando por aproveitar ‘o brinde’ (primeiro golo na temporada).

O Beira-Mar esteve perto do segundo golo num cruzamento de Tiago Melo para a pequena área que Francisco Enes desviou para canto.

A partida era disputada nesta altura ‘palmo a palmo’ de terreno, com muitas paragens devido a faltas. O aveirense Kipanda foi forçado a sair por lesão, dando o lugar a Pietro.

Assistiu-se a uma fase mais ofensiva da equipa da casa. Hugo Seco, um dos mais ativos no ataque, rematou após cruzamento para uma defesa ‘apertada’ de Madureira que não destoava na segurança defensiva.

Tiago Luís, com um remate de fora da área, após alívio defensivo, permitiu mais uma boa defesa de Enes. Ainda antes do intervalo, um defesa da casa desviou da pequena área quando Cissé surgiu em boa posição de cabecear.

Lamas deu ‘água pela barba’ à defesa visitante e beneficia de penálti muito contestado

A segunda parte arrancou com um livre perigoso a favor do Beira-Mar. Pietro Romano obrigou o guarda-redes a defesa apertada. Mas depois o jogo ‘mudou de figura’, com a equipa lamassense a ‘fazer pela vida’ com uma série de incursões atacantes.

O empate surgiu numa das poucas falhas defensivas dos aveirenses. Com os locais a esbracejarem por uma alegada grande penalidade, Príncipe prosseguiu e desferiu um remate rasteiro que fez a bola passar entre um emaranhado de jogadores. Madureira esteve ‘em bom plano’ por mais duas vezes (um cabeceamento e um remate de Hugo Seco).

O Beira-Mar passou por uma fase ‘perdido’ em campo, galvanizando o adversário. Quando tudo se encaminhava para a repartição de pontos, o Lamas beneficiou de uma falta na direita e depois aconteceu ‘o golpe de teatro’, quando o árbitro não teve dúvidas em assinalar grande penalidade após  o remate que embateu em Pedro Pinto. Madureira ainda adivinhou o lado para que Rodrigo Neto rematou na marcação do ‘castigo máximo’, mas bola passou por baixo, permitindo a reviravolta.

A quinta derrota na prova colocou o Beira-Mar em 8º lugar (15 pontos), sendo ultrapassado pelo Lamas, que venceu pela quinta vez, somando 17 pontos. Quanto às outras equipas da região, Florgrade venceu em casa o Aparecida (3-1), somando 18 pontos (5º lugar). O Anadia prossegue a recuperação, tendo ganho em Gouveia por 0-1. Ainda assim, continua em penúltimo, com 11 pontos, os mesmos do Resende.

Resultados e classificação via Zerozero.pt e FPF.

Estatísticas

(em atualização)

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).