Inauguração de obra de António Osório de Almeida.

O Osório “Tamanqueiro”, um empresário com sentido social e visão de futuro, para o seu tempo.

Por Fernando Ferreira Dias *

De nome completo António Osório de Almeida, nasceu na Carregosa, Oliveira de Azeméis, em 27 de agosto de 1907. Era filho de uma antiga serviçal do Visconde de Almeidinha e ficou órfão aos 7 anos de idade. Foi criado pela avó até vir para Aveiro, para prestar serviço militar.

Quando acabou a tropa estabeleceu-se inicialmente numa casa na zona de Forca/Vouga, onde fazia e vendia chancas e tamancos.

Passou depois para a Avenida, onde abriu a loja a “Sapataria e Tamancaria Osório”, conhecida de toda a gente, e o fabrico dos tamancos era feito nos baixios do mesmo prédio.

Casou com Ana Rosa da Silva, natural de São João da Madeira, tendo desse casamento nascido 6 filhos.

Começou a investir em imobiliário, tendo comprado, entre outras, uma área nos chamados Areais de Vilar.

Construiu um bairro social com dezenas de casas para alugar e para que os residentes tivessem hipótese de mandar os filhos à escola perto, doou um terreno à câmara de Aveiro para a construção de uma escola primária, como se chamava na altura. E assim aconteceu. Recentemente foi restaurada e hoje chama-se Escola Básica dos Areais.

António Osório de Almeida.

O sr. Osório veio a falecer em 22 de setembro de 1979. Fica aqui uma pequena homenagem a mais um herói anónimo e esquecido que ajudou a fazer Aveiro.

 

 

 

* Série de publicações ‘Personagens que fazem Aveiro’. Artigo publicado em Aveiro na História.