Senhora dos Campos, Ílhavo.

Foi celebrado com a ESTAMO, Participações Imobiliárias, S.A., entidade representante do Estado, um contrato interadministrativo de delegação de competências para a implementação e manutenção das faixas de gestão de combustível na antiga Colónia Agrícola da Gafanha, bem como nas áreas estratégicas de mosaicos de gestão de combustível (MPGC), até agora sem intervenção.

A intervenção, a decorrer entre 2025 e 2028, tem como objetivo reduzir os efeitos e a dimensão dos incêndios rurais, através da gestão de combustível em locais estratégicos, condicionando o comportamento e a propagação do fogo e mitigando os seus impactos no território.

Esta operação, já em curso no presente ano, permitirá o controlo da vegetação invasora, uma das principais ameaças à biodiversidade e aos serviços dos ecossistemas, com consequências ambientais e económicas negativas. Paralelamente, contribuirá para a prevenção e o controlo de pragas florestais.

As ações previstas reforçam a valorização da segurança e do usufruto do espaço florestal da Nossa Senhora dos Campos, enquanto área de recreio e lazer, com relevância paisagística e ambiental.

Câmara de Ílhavo

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).