Museu da Cidade, Aveiro.

O Executivo Municipal deliberou aprovar a assinatura de contrato para o Depósito de Bens Culturais que irá permitir a integração do acervo de Agostinho Pinto, que irá integrar o futuro Museu da Imprensa e das Telecomunicações, em Cacia.

Agostinho Pinto é detentor de uma coleção de bens / peças relacionadas com a história das telecomunicações e, após um trabalho realizado pela equipa técnica da CMA gestora dos Museus de Aveiro, resultou na sua vontade e disponibilidade de cedência, em regime de depósito de um conjunto de peças para integrar o núcleo expositivo permanente dedicado às telecomunicações.

Depósito Coercivo do acervo do extinto Museu Etnográfico de Requeixo

O Executivo Municipal determinou o depósito coercivo do acervo do extinto Museu Etnográfico de Requeixo, procedendo à recolha imediata dos bens com vista à sua proteção, preservação e conservação, transferindo-as para as Reservas dos Museus de Aveiro.

Esta decisão tem em conta a salvaguarda provisório destes bens, tendo por base o seu valor histórico, etnográfico e documental, de interesse para a memória e identidade da Comunidade. O
carácter coercivo deste depósito tem a concordância dos Dirigentes da Associação, dado que não existem condições de pleno funcionamento legal da referida Associação que possibilitem um depósito por acordo normal entre as partes.

Recorde-se que a CMA tem em fase final de desenvolvimento o projeto que vai servir de base à construção do futuro Museu da Terra, na Quinta da Costa, em Requeixo, podendo este acervo integrar este núcleo Museológico.

Câmara de Aveiro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).