
Depois do Japão, a cadeira ‘5008 Osaka’, uma encomenda feita pela ADICO ao arquiteto Kengo Kuma, chega à Casa da Arquitetura, em Matosinhos, onde estará presente na exposição “Kengo Kuma: Onomatopeia”, entre 4 de outubro e 8 de março de 2026.
O exemplar concebido para o Pavilhão de Portugal na Expo Osaka 2025 é uma “reinterpretação contemporânea da histórica ‘cadeira portuguesa, criada na primeira metade do século XX”, o “símbolo maior” da ADICO, que tem fábrica em Estarreja.
“Mantendo a essência do design original, a 5008 OSAKA reflete a fusão entre tradição portuguesa e a sensibilidade minimalista de Kengo Kuma, reconhecido internacionalmente pela sua abordagem humanista e integradora à arquitetura, que valoriza a relação entre espaço, materiais e cultura. Esta peça simboliza o diálogo internacional do design português e a capacidade da ADICO de inovar e criar produtos que combinam história, cultura e funcionalidade”, refere um comunicado da empresa de mobiliário em ferro.
A exposição “Kengo Kuma: Onomatopeia”, oferece uma retrospetiva da obra de um dos arquitetos mais influentes da atualidade, já apresentada em cidades como Veneza, Bona e Atenas. A mostra reúne maquetas, desenhos, fotografias e textos, organizados em torno de onomatopeias que criam uma narrativa sensorial e inclusiva sobre o universo criativo de Kuma.
Líder no seu setor de atividade, a ADICO está hoje presente em mais de 30 países, tais como, Espanha, França, Suécia, Suíça, Malta, Bélgica, Itália, Coreia do Sul e EUA.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).