Assinatura de protocolo para o filme documental "Gatos - Uma Odisseia", Estarreja.

Protocolo com jovem realizador Tiago Roma Almeida viabiliza a criação do filme “GATOS – Uma Odisseia”, que documenta a produção da longa-metragem “Gatos com Oito Vidas”, realizada por alunos da Escola Secundária de Estarreja.

O Município de Estarreja celebrou este mês, no passado dia 9, um Protocolo de Cooperação com o jovem produtor e realizador Tiago Roma Almeida, para apoio à produção e realização do filme documental “GATOS – Uma Odisseia”, atribuindo um apoio financeiro no valor de 6.000,00€.

O documentário surge como registo e homenagem a um projeto inovador: a produção da longa-metragem de ficção “Gatos com Oito Vidas”, desenvolvida por alunos das turmas D e E do 12.º ano (Humanidades e Economia) da Escola Secundária de Estarreja, durante o ano letivo de 2023/2024. Um feito protagonizado por jovens sem formação técnica na área, mas com uma enorme vontade de criar, aprender e desafiar os limites do possível.

“Este projeto representa talento local, o empreendedorismo criativo, a valorização da juventude e das artes. Apoiar a sua continuidade é investir no futuro da cultura em Estarreja”, afirma a presidente da Câmara Municipal, Isabel Simões Pinto.

“GATOS – Uma Odisseia” irá retratar, através de imagens de bastidores, entrevistas e registos inéditos, todo o percurso de criação da longa-metragem, desde a conceção da ideia até à sua distribuição nacional. O filme “Gatos com Oito Vidas” foi, aliás, inscrito no Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), estreou no grande ecrã do Cine-Teatro de Estarreja e teve exibição em várias salas do país – um verdadeiro caso de sucesso no panorama do cinema escolar e independente em Portugal.

Filme documental pronto em 2027

No âmbito do protocolo agora assinado, os promotores do documentário comprometem-se a concluir o filme documental até 2027, e cuja estreia acontecerá no Cine-Teatro de Estarreja. A equipa de jovens que embarca neste projeto tem ainda o desafio de realizar ações de apresentação do projeto em contexto escolar, durante os anos letivos de 2025/2026 e 2026/2027, no âmbito do Plano Nacional de Cinema; além de dinamizar uma oficina de cinema dirigida a alunos do ensino secundário, promovendo competências na área da produção cinematográfica.

Este apoio enquadra-se na estratégia municipal de promoção da cultura e das artes, com especial foco na juventude e na valorização de talentos emergentes do concelho. A iniciativa reforça, também, o compromisso do Município com a educação artística, a cidadania cultural e a descentralização do acesso à criação e fruição audiovisual.

Câmara de Estarreja

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).