Projeto RESONANCE (imagem do site).

Com uma longa e reconhecida história de liderança e participação em projetos financiados por diversas fontes, a Universidade de Aveiro estabeleceu-se como um ator-chave na concretização de metas sociais e na melhoria da vida dos cidadãos.

Por Eloísa Macedo *

O trabalho de muitos investigadores da instituição foca-se consistentemente em impulsionar a mudança de políticas e em aprimorar a mobilidade tanto em áreas urbanas quanto rurais. Este compromisso com a inovação e o impacto social foi totalmente demonstrado quando a Universidade de Aveiro, especificamente o Departamento de Engenharia Mecânica, co-organizou o primeiro Evento de Troca de Experiências do projeto RESONANCE – Postes inteligentes como impulsionadores de comunidades ecológicas e energeticamente eficientes, focado em soluções inteligentes para uma melhor mobilidade e uma maior qualidade de vida.

O evento, intitulado “Abordagem Inovadora para a Descarbonização: Como os Postes Inteligentes Aprimoram a Eficiência Energética Urbana e Reduzem as Emissões”, reuniu parceiros do projeto e partes interessadas para partilhar conhecimento e discutir melhorias de políticas para a criação de ambientes urbanos sustentáveis, nomeadamente para discutir e compreender soluções de “Luminária tradicional a Plataforma de Luminária Inteligente, explorando a evolução da infraestrutura urbana através de postes de iluminação inteligentes sem comprometer o ambiente urbano.

O fórum decorreu de 16 a 17 de setembro de 2025 e foi realizado em Coimbra, Portugal. O evento de dois dias, co-organizado pelo Parceiro Líder do Projeto Interreg Europa RESONANCE, a CIM-Coimbra Região, e pelo PP02, a Universidade de Aveiro, reuniu parceiros do projeto e várias partes interessadas, incluindo decisores políticos, representantes de municípios, académicos, empresas privadas de postes de iluminação inteligentes e representantes da empresa nacional de eletricidade. Este encontro foi concebido para ser um evento de lançamento da cooperação inter-regional dentro do Projeto RESONANCE, para conhecer pessoalmente os parceiros e, claro, para partilhar conhecimento e discutir melhorias de políticas para a criação de ambientes urbanos sustentáveis. Estamos muito satisfeitos que todos os parceiros do projeto puderam participar presencialmente e ter esta oportunidade de mostrar o que tem sido feito na Região Centro no que diz respeito a promover e implementar novas tecnologias para a iluminação pública, sempre com o objetivo em mente de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, a sua perceção de segurança e, ao mesmo tempo, fornecer dispositivos e sensores nos postes de iluminação que melhoram e simplificam a vida dos cidadãos.

O fórum foi dividido em dois dias, com discussões inspiradoras, seja através de workshops, visitas de estudo ou sessões interativas sobre a temática do projeto e os resultados técnicos esperados, que se baseiam em quatro pilares principais: Iluminação Pública Inteligente Adaptativa, Rede de Carregamento de Veículos Elétricos (VE), Monitorização Ambiental e Gestão Inteligente do Tráfego. Contou com uma visita de estudo à Rede de Iluminação Pública Inteligente de Coimbra. Os participantes aprenderam sobre o projeto de grande escala da cidade para substituir 23.027 luminárias por tecnologia LED. A visita incluiu um passeio pelo centro de Coimbra para ver instalações de LED em luminárias históricas e uma ida à Quinta de S. Jerónimo para demonstrar um sistema integrado de iluminação inteligente e carregamento de VE. A discussão focou-se na poupança de energia, na redução dos custos de manutenção e nas funcionalidades inteligentes, como a monitorização em tempo real e a recolha de dados.

O segundo dia começou com uma sessão técnica, em que destacamos a presença e partilha de conhecimento de Paulo Valente da SmartLampPost, realçando como os postes de iluminação pública são uma plataforma ideal para serviços de cidade inteligente como sensores, CCTV e carregadores de VE. A sua apresentação demonstrou a evolução dos postes de iluminação pública da “Era da Funcionalidade” para a “Era do Poste Inteligente”. Luis Tiago Ferreira da E-Redes discutiu uma visão holística para a infraestrutura urbana inteligente, enfatizando que “a infraestrutura inteligente só se torna útil quando suporta a ação inteligente”. A E-Redes, enquanto principal Operador de Rede em Portugal, gere 2,7 milhões de luminárias e está a trabalhar para que todos os postes de iluminação sejam 100% LED e controlados remotamente até 2027.

O evento demonstrou a liderança da Universidade de Aveiro em investigação aplicada para o benefício social. O Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade, através do seu centro de investigação TEMA (Centro de Tecnologia Mecânica e Automação), tem demonstrado foco na abordagem de desafios societais-chave, incidindo em fabricação sustentável e tecnologias para o bem-estar.

O trabalho da universidade em projetos relacionados com mobilidade urbana e rural e infraestrutura de cidade inteligente é particularmente notável. A investigação da universidade nestas áreas é fundamental para melhorar a eficiência energética, abordar o congestionamento do tráfego e mitigar a poluição. Ao co-organizar este fórum internacional, a Universidade de Aveiro reafirmou a sua posição como uma pioneira em projetos de ponta e inspiradores.

* Investigadora / Researcher da Universidade de Aveiro.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).