
A CERTECA – Indústrias Cerâmicas SA (Grupo Ceragni) vai substituir 20% do consumo de gás natural fóssil da sua fábrica em Anadia por biometano.
O fornecimento para assegurar a produção de pavimentos e revestimentos “mais sustentáveis” é assegurado pela REGA ENERGY, empresa de energias renováveis.
O acordo celebrado por 10 anos permite o abastecimento da fábrica por biometano produzido em Portugal com recurso a resíduos orgânicos, maioritariamente de origem agropecuária.
Segundo um comunicado da REGA ENERGY, “o biometano desempenha um importante papel na descarbonização das indústrias hard to abate (setores industriais de difícil redução de emissões), pois é um gás renovável que substitui diretamente o gás natural fóssil sem necessidade de adaptação dos processos industriais.”
Produzido a partir de resíduos orgânicos, é “uma solução eficiente, rápida e que reduz as emissões de CO2, especialmente em indústrias que na produção exigem altas temperaturas e são grandes consumidoras de gás natural. ”
A CERTECA concluiu em março do ano passado a instalação de um parque solar fotovoltaico nas suas instalações, evitando a emissão anual de 514 toneladas de emissões de CO2, o que corresponde à plantação de cerca de 13.191 árvores.
Discurso direto
“Na CERTECA acreditamos num futuro com uma indústria mais modernizada e sustentável. Este acordo com a REGA ENERGY constitui um importante avanço nas metas de descarbonização estabelecidas não só pela União Europeia, mas também pelas Nações Unidas. Permite também ir de encontro às escolhas cada vez mais conscientes dos nossos clientes” – Raúl Magalhães, presidente do Conselho de Administração da CERTECA.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).