
Talhadas (Sever do Vouga), Felgueira (Vale de Cambra) e São Pedro Velho (Arouca). Três destinos para percursos pedonais no território das ‘Montanhas Mágicas’ que merecem recomendação.
Por Agostinho Coutinho Tavares *
Numa manhã de sábado, foi dia de percorrer a ‘Rota das Pedreirinhas’, na freguesia das Talhadas, concelho de Sever do Vouga, e ficar a conhecer alguns recantos novos.
O percurso é pequeno, uns 6 Km’s, mas optei por fazer algo mais comprido: uma extensão de 12/13 Km’s que me levou por alguns caminhos que não conhecia e outros que já tinha feito no lugar da Silveira.
Caminhos que me surpreenderam muito pela positiva. Caminhos onde túneis de sobreiros, carvalhos e pinheiros ainda subsistem, o que dá uma enorme beleza ao percurso.
Caminhos que nos levam entre campos e lameiros ao som do mundo rural. Neste percurso o sobreiro é soberano e rei. O PR11 é muito giro e com esta extensão que fiz fica espetacular.
Em breve vou repetir e aceito companhia !

Varandas da Freita
Em mais uma caminhada, o destino escolhido foi, de novo, pela Serra da Freita, percorrendo, partir da aldeia da Felgueira, em Vale de Cambra, as varandas panorâmicas sobre os montes e vales vizinhos.
Conhecer aldeias da serra e a cascata. E lá no horizonte, a Serra do Caramulo. Um belíssimo percurso de 10 km’s, como sempre. Ainda por cima, numa manhã esplêndida e soalheira, tendo sempre boa companhia por perto.

São Pedro Velho
Que bom foi voltar às montanhas ! Sentir a brisa fresca da serra, o silêncio da imensidão, o barulho dos guizos das vacas arouquesas.
Teve um gosto especial voltar à Freita, a partir de Arouca, absorver cada imagem, cada pedacinho da serra; sentir a brisa das árvores e o som dos passarinhos que acompanhou os 12 km’s da caminhada.
Foi um recomeço, um novo despertar. Após todas as tragédias que flagelaram as zonas florestais do País e muitas das nossas serras.

Começou um novo capítulo nas minhas caminhadas. Apreciar cada momento, cada passo dado, absorver profundamente cada paisagem e cada caminhada. Agora o caminho é seguir em frente e saborear as serras, não só da Freita, mas Caramulo e Montemuro. Objetivo renovado: percorrer cada serra trilho a trilho.
* https://www.facebook.com/agostinhomanuel.coutinhotavares
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






