
O Porto de Aveiro lançou um concurso público internacional para a construção do ‘Terminal Intermodal’ na Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI), “um projeto de caráter estratégico”, que envolve um investimento estimado de cerca de 16 milhões de euros.
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As obras deverão arrancar “até ao final do ano” para dotar o Porto de Aveiro “de uma maior eficiência operacional para além de fomentar soluções de transporte ambientalmente mais responsáveis, em linha com as metas nacionais e europeias de redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) no setor dos transportes.”
A construção do ‘Terminal Intermodal’ tem um financiamento aprovado pelo Connecting Europe Facility (CEF2), no âmbito da linha de financiamento de duplo uso, no montante de 7,6 milhões de euros, o que corresponde a uma taxa de apoio aprovada de 47,3%.
» Com área de 10 hectares, o terminal será equipado com duas linhas férreas preparadas para comboios de até 750 metros de comprimento, reforçando a conectividade ferroviária do Porto de Aveiro. “Esta infraestrutura tem como objetivo principal melhorar a conectividade ferroviária do porto com as regiões norte e centro de Portugal, além de reforçar as conexões com as regiões de Castela e Leão e Madrid, em Espanha”, explica o Porto de Aveiro;
» A plataforma intermodal “permitirá afirmar o seu posicionamento nas cadeias logísticas globais, reforçar a competitividade do tecido industrial da sua área de influência e consolidar o seu papel como uma infraestrutura de referência no transporte multimodal de mercadorias.”
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