A Reunião de Consórcio do TRANS-lighthouses, projeto europeu focado na criação e implementação de Soluções baseadas na Natureza (SbN) inovadoras, assentes na participação e inclusão das comunidades locais, e do qual o Município de Estarreja é parceiro, é realizada em Portugal, entre os dias 19 e 22 de maio, nas cidades de Estarreja e Barcelos.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Os dois primeiros dias decorrerão em Estarreja, com presença de representantes dos 19 parceiros do Consórcio, provenientes de 10 países da União Europeia (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Itália, Grécia, Chipre, Suécia). A sessão de abertura decorreu esta manhã no Edifício dos Paços do Concelho.

Os dois dias de trabalho serão preenchidos com o desenvolvimento de diversos workshops técnicos, e contarão também com uma visita técnica à Escola Secundária de Estarreja, onde os alunos e docentes de duas turmas de 11.º ano irão apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito da iniciativa “ECO – A tua voz pela Natureza de Estarreja”, parte integrante do caso piloto de Estarreja.

A participação do Município de Estarreja no projeto inclui um Caso de Estudo – o BioRia, uma SbN implementada no território com sucesso e grande expressão a nível regional e nacional, – e um Caso Piloto – o ECO, cujo objetivo é a cocriação de uma estratégia de conservação e valorização do património natural do concelho, obtida através de um processo participativo. Entre os meses de janeiro e fevereiro decorreu a fase de co-diagnóstico com sessões realizadas nas Juntas de Freguesia e uma Concelhia, em que os cidadãos e as entidades com expressão no território foram chamados a dar voz ao património natural do Concelho, contribuindo com diversos conhecimentos, perspetivas e experiências.

Neste momento, estão a ser analisadas as propostas resultantes das sessões de co-diagnóstico, enquadrando-as com os objetivos do projeto e com a sua viabilidade para que, em breve, sejam priorizadas pelos cidadãos, dando continuidade ao processo colaborativo.

Câmara de Estarreja

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.