Cabeço Santo, Águeda.

A Associação Cabeço Santo (ACS), que é a entidade gestora do Projecto Cabeço Santo (PCS) e da Quinta das Tílias (QT), contratualizou com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) a criação de dois ‘santuários para aves’ em zona florestal do concelho de Águeda.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo uma nota de imprensa da ACS, um dos ‘santuários’ abrangerá terrenos na zona da chamada ‘Estação da Biodiversidade do Cabeço Santo’, junto da Ribeira do Tojo, e o segundo em torno das principais áreas produtivas da QT, no freguesia de Belazaima do Chão.

“Esta iniciativa visa, num primeiro momento, o levantamento da avifauna existente, a acontecer já esta Primavera, e, num segundo, a proposta por parte da SPEA e a implementação por parte da ACS e da QT, de medidas tendo em vista a melhoria das condições para a nidificação e a fixação das aves”, explica um comunicado.

Cabeço Santo, Águeda.

As partes têm previsto “um terceiro momento”, que acontecerá aquando da “avaliação do sucesso das medidas implementadas.”

A SPEA tem já aprovadas “várias dezenas de santuários” em todo o País, três dos quais no distrito de Aveiro.

Uma iniciativa através da qual se deseja “contrariar o declínio das populações de aves que se tem verificado nas últimas décadas, fruto da perda de habitat e da alteração de práticas culturais.”

 

 

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.