Alberto Souto com autarcas do PS e familia de Zacaria Andias, condecorado a título póstumo.

“Eu estava à espera que no seu último discurso do ‘Dia da Cidade’ nos surpreendesse com alguma elevação, isso infelizmente não aconteceu”. Alberto Souto ficou desiludido com o discurso do presidente da Câmara na sessão solene do feriado municipal.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Artigo relacionado

Aveiro / Feriado Municipal: Elogios ao legado da maioria e críticas a Alberto Souto nos discursos dos presidentes da Câmara e Assembleia Municipal

Numa intervenção de balanço de ciclo autárquico, Ribau Esteves aludiu ao tempo despendido “a tratar das graves patologias, consequências da má gestão do Partido Socialista”.

“Tentou passar-se, não há outra palavra a dizer, uma aldrabice histórica. Na verdade, ele não herdou, nem corrigiu, os erros de gestão do PS; ele omitiu oito anos de gestão do PSD-CDS; ele próprio disse do seu antecessor, o dr. Élio Maia, o que ‘Maomé não disse do toucinho’ e hoje resolveu omitir esses oito anos e entrar no combate político”, afirmou Alberto Souto à margem da inauguração do busto de Girão Pereira.

A passagem do discurso do presidente da Câmara foi considerada “um momento menos feliz de uma sessão que merecia ter outro tipo de elevação”, lamentou Alberto Souto, que é candidato à Câmara pelo PS.

As críticas feitas por Ribau Esteves “aos que querem começar a mandar no rumo da Câmara antes do ato eleitoral” também motivaram resposta do antigo edil: “Em projetos que se repercutem nas próximas dezenas de anos deveria ter alguma prudência e ouvir as oposições. Achei muito arrogante que considere que as pessoas não possam ter opiniões divergentes e críticas se não estiverem nos órgãos eleitos pela oposição, ora isso é uma visão da cidadania muito redutora. Obviamente a minha liberdade de expressão e de todos os aveirenses não é limitada pelo facto de não estar em lugares representativos, mas enfim é a sua conceção”.

Já sobre a intervenção de Luís Souto, presidente da Assembleia Municipal que concorre agora à presidência da Câmara pela nova coligação PSD-CDS-PPM, não alargou a análise. “Não registei nenhuma ideia devo dizer, a não ser elogios de circunstância ao engenheiro Ribau Esteves, o que é também muito estranho, dada a forma como foi tratado”, concluiu Alberto Souto.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.