21 anos de cadeia para homem que deixou idosa morta no congelador

1927
Tribunal de Aveiro, leitura de acórdão de julgamento por crime de homicídio.
Comercio 780

Um homem acusado de violar e matar, durante um roubo, uma idosa em Estarreja, que deixou escondida numa arca congeladora, foi condenado a 21 anos de prisão, pena em cúmulo jurídico (o máximo é 25 anos).

No julgamento, o arguido de 44 anos assumiu parcialmente os factos relacionados com os crimes de que foi vítima a octogenária em maio do ano passado.

Além do caso de Salreu, o arguido respondeu por outro processo, em que estava acusado de tentativa de homicídio da ex-companheira, por envenenamento com um fármaco e produto para desentupir canos misturados numa bebida de groselha e gasosa, factos que remontam a a 13 de maio de 2017. O tribunal não deu como provada a acusação, abolvendo o arguido.

O acórdão fixou as penas parcelares de 18 anos e meio de prisão por homicídio qualificado da idosa que vivia sozinha, nove meses por profanação de cadáver, dois anos por roubo e cinco anos por violação. Foi condenado ainda a pagar indemnizações de 52.500 euros a um irmão da vítima.

Ao contrário do que a defesa procurou sustentar, o tribunal, baseado nas perícias de personalidade e outros depoimentos, incluindo do arguido, afastou que este não saberia avaliar a consequência dos seus atos e, por isso, seria um caso para levar em conta a imputabilidade atenuada. “Agiu de forma livre, voluntária e consciente da ilicitude”, assim como a especial perversidade da conduta, concluiu a juíza presidente.

A advogada, após a leitura do acórdão, admitiu recorrer no que diz respeito ao crime de violação, “entendendo que subsistem dúvidas”.

O arguido assumiu parcialmente os factos relacionados com a idosa e negou a tentativa de homicídio da ex-companheira, justificando o comportamento em ambos por estar alcoolizado.

O indivíduo, que vivia à data como sem abrigo e arrumava carros, teria abordado a octogenária em Estarreja, vizinha de uma irmã, a pretexto de comprar uma galinha, justificação “que não se afigurou minimamente credível” no entendimento do coletivo de juizes.

Quando a idosa ia entregar a ave, junto aos currais, seria manietada, inclusivamente com fita cola e lenço na boca, e, ato continuo, violada. O tribunal não deu como provado a cópula mas que o arguido penetrou senhora “parte indeterminada do seu corpo ou objeto não determinado”, baseando-se na autópsia.

A vítima seria ainda agredida com golpes na cabeça e, segundo a autópsia, morreu asfixiada.

O arguido terá remexido a casa, ficando com dinheiro (145 euros) e um telemóvel. Passou a noite no quarto da idosa e antes de abandonar o local, de manhã, escondeu o cadáver na arca congeladora, que deixou fechada à chave. Foi encontrada três dias depois, quando vizinhos e familiares estranharam a ausência.

Arguido disse que não tinha intenção de matar

Confrontado em tribunal com os factos imputados, o homem confessou que esteve no local para comprar uma galinha que queria oferecer à irmã e não para assaltar. No interior da casa, pediu um copo de vinho, que a vítima terá negado. “Fiquei descontrolado”, relatou.

Assumiu que tapou a boca da idosa com o lenço e fita cola, “mas não era intenção de matar”. Apesar da resistência oferecida, garantiu que não atirou a idosa ao chão, nem atingiu ou estrangulou. “Ela caiu duas ou três vezes, não lhe bati”, referiu, negando, também, a violação. “Podia ser minha mãe”, disse. Apercebeu-se que estava morta “só no outro dia”. Confessou ainda ter colocado o cadáver na congeladora “com medo”.

Nas declarações à juíza presidente, reafirmou que “não queria que aquilo acontecesse”, nem dorme “à vontade” a pensar no episódio. “Estou arrependido”, declarou, pedindo desculpa.

Em relação à tentativa de envenenamento da ex-companheira, o arguido também alegou que estava alcoolizado e preparara a bebida, mas era para cometer suicídio e chegou a ingerir, embora sem consequências. Ao contrário da vítima, que sofreu queimaduras na garganta ao tomar um gole e teve de receber assistência hospitalar. Garantiu que a bebida não tinha medicamento anti depressivo.

A acusação refere que o arguido aproveitou-se de ser habitual a vítima tomar groselha com gasosa antes do deitar. O casal tinha uma relação conturbada, marcada por casos de violência doméstica.