
A Câmara de Aveiro aprovou, na sua reunião desta quinta-feira, “a manutenção do serviço especializado de diagnóstico e avaliação do potencial risco de rutura de árvores”.
A nota de imprensa considera que a medida reforça “a estratégia de gestão sustentável e preventiva do arvoredo urbano”.
O contrato, válido por mais 24 meses “irá garantir um acompanhamento técnico contínuo de uma das estruturas naturais mais importantes do espaço público”.
Um procedimento de consulta prévia lançado no final de 2023 em que a proposta melhor classificada indicou a continuidade da empresa que tem sido responsável pela execução dos trabalhos de monitorização e avaliação.
“O serviço contratado permitirá à Câmara Municipal identificar precocemente árvores com fragilidades estruturais, riscos de rutura ou sinais de stress fisiológico, evitando acidentes e assegurando a preservação do arvoredo existente”, explica a Câmara.
O “trabalho especializado” permitirá conciliar “segurança, sustentabilidade e valorização ambiental” na gestão do património arbóreo.
- A avaliação técnica especializada inclui análises detalhadas, utilização de equipamentos de diagnóstico avançado e acompanhamento permanente das condições das árvores em todo o concelho;
- A monitorização sistemática “vai permitir decisões mais informadas — desde podas específicas a intervenções de proteção ou substituições necessárias — sempre com o objetivo de preservar o maior número possível de exemplares e garantir a vitalidade das zonas verdes”.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






