“Europa: a terra da Humanidade”

263
Filme “Europa: a terra da Humanidade”
Smartfire 728×90 – 1

A EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal, tem vindo a desenvolver várias iniciativas no sentido de ativar e mobilizar a comunidade local para o combate à pobreza e exclusão social.

As atividades realizadas neste âmbito têm sido bastante diversificadas, contando sempre com uma parceria alargada.

O desenvolvimento de ações desta natureza é percebido como tendo um impacto significativo na opinião pública, fomentando, por um lado, uma maior sensibilização para a importância do combate à pobreza e da exclusão e, por outro lado, um maior incentivo ao trabalho em parceria e à criação de sinergias ao nível local.

Por isso, mais uma vez, a EAPN Portugal está a dinamizar esta iniciativa  que permite trabalhar e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural que tenha presente os valores da solidariedade, da igualdade, do respeito pela diferença e pela diversidade, de forma a garantir uma cidadania mais inclusiva e mais igualitária.

Exibição do filme “Europa: a terra da Humanidade” seguido de debate

Em Aveiro, a iniciativa, organizada pelo Núcleo Distrital de Aveiro da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal, pela RESMI – Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural – da Universidade de Aveiro e pelo CLAII – Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes – do Centro Social Paroquial da Vera Cruz, será assinalada com a exibição do filme “Europa: a terra da Humanidade”, o qual retrata o quotidiano de um campo de refugiados situado na Grécia.

Com o debate que se lhe seguirá, pretende-se abordar as múltiplas problemáticas levantadas pelo filme, em primeira instância, de natureza humanitária, mas também, e incontornavelmente, cultural.

A iniciativa decorrerá no próximo dia 12 de abril, das 11:00 às 13:00, no Auditório Mestre Hélder Castanheira da Universidade de Aveiro e o debate será dinamizado pelos/as seguintes intervenientes:

» Cidadão refugiado;
» Cristina Santinho: antropóloga, investigadora do CRIA, docente no ISCTE-IUL;
» Miguel Oliveira: Representante da Plataforma de Apoio aos Refugiados;
» Rosa Madeira: professora, investigadora e membro da RESMI na Universidade de Aveiro;
» Moderador: António Neto Mendes – Professor e investigador na Universidade de Aveiro;

Mais informações em https://www.eapn.pt/eventos/1376/exibicao-do-filme-europa-a-terra-da-humanidade-e-debate

Publicidade, Serviços & Donativos