Apresentação   |    Estatuto editorial   |    Conteúdos na mão   |    Correspondentes   |    Publicidade   |    Contactos   |    Newsletter
Entrar   |    Registe-se   |    Ajuda
Aveiro, Portugal
Quinta-Feira, 22 Fevereiro 2018
4 ºC
Céu limpo
Siga-nos!    Siga-nos!    Mypub gestor online publicidade
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Opinião
Pesquisar
"Um percurso de muita aprendizagem, de solidariedade, de formação e criação de identidade"
17 jan 2018, 18:18

Tentamos fomentar uma maior intervenção sindical, aproximando-nos ao máximo dos trabalhadores nos seus locais de trabalho e mantivemos a sede da União aberta.

Rui Patrício *

A UGT-Aveiro iniciou a sua atividade a 29 de Maio de 2010 com a realização do seu Congresso Fundador, estando sediada no edifício do SBN-Sindicato dos Bancários do Norte, Secção Sindical Regional deste Sindicato em Aveiro, no nº 128, 5º andar da Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Tem um Secretário Executivo a tempo inteiro.

A criação das Uniões da UGT constituiu uma decisão que teve por objetivos operar uma maior proximidade dos seus Sindicatos em relação à Central e promover uma maior visibilidade da Central junto dos seus trabalhadores, envolvendo-os localmente.

Apesar da sua autonomia, âmbito e intervenção sindical, a UGT-Aveiro procurou sempre não ocupar os espaços de intervenção específicos de cada um dos sindicatos que a constituem, tentando gerir da melhor forma as solicitações e encaminhando os assuntos para os respetivos sindicatos, sempre que assim se tornou necessário.

O mandato, que chega agora ao seu términus, foi iniciado a 27 de Junho de 2014, com a realização do II Congresso, tendo sido feito um percurso de muita aprendizagem, de experimentação, de solidariedade, de formação e criação de identidade.

A UGT-Aveiro fez o acompanhamento próximo e solidário da situação política, social e sindical do distrito, particularmente em relação às atividades desenvolvidas pelos sindicatos membros, essencialmente em termos de reivindicação mas também em termos de negociação.

Tentamos fomentar uma maior intervenção sindical, aproximando-nos ao máximo dos trabalhadores nos seus locais de trabalho e mantivemos a sede da União aberta, prestando informação credível de forma a satisfazer dúvidas e problemas apresentados pelos trabalhadores, sindicalizados ou que manifestaram vontade em o fazer.

A UGT e os seus sindicatos, ao longo de todo este tempo, reclamaram melhores políticas, ajustadas às necessidades de um maior desenvolvimento e que visassem a promoção de melhor e digno emprego, a melhoria das condições de vida de todos os aveirenses, em particular dos trabalhadores

A UGT-Aveiro também coloca ao dispor dos trabalhadores, sindicalizados ou não, e em parceria com o Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional formação especializada gratuita.  

Formulou protocolos com diversas empresas e em diferentes áreas, com benefício para todos os associados dos sindicatos membros da UGT-Aveiro.

O III Congresso da UGT-Aveiro irá realizar-se no próximo dia 27 de Janeiro pelas 14:30h na Escola Profissional de Aveiro. Terá a presença do Dr. Carlos Silva, Secretário Geral da UGT e de outros membros do executivo da Central. Nele iremos eleger os Órgãos Sociais para o quadriénio 2018/2022 mas também falar e tomar posições relacionadas com a atual política sindical.

* Secretário Executivo da UGT-Aveiro.

Tags:
Notícias Relaccionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
  Comentar Artigo   Imprimir Artigo   Enviar Artigo   Partilhar Artigo
0 Comentário(s)
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Outras Informações:
Visualizações: 450
Tamanho do texto: A- A+

Últimos Vídeos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Moradia Geminada T4
Venda - Novo
Aveiro
Ílhavo, Gafanha da Nazaré
Consultar Imóvel »
Apartamento T2 DUPLEX
Venda - Novo
Aveiro
Aveiro, Aradas
Consultar Imóvel »
Quartos   
Inquérito »