Apresentação   |    Estatuto editorial   |    Conteúdos na mão   |    Correspondentes   |    Publicidade   |    Contactos   |    Newsletter
Entrar   |    Registe-se   |    Ajuda
Aveiro, Portugal
Terça-Feira, 23 Janeiro 2018
6 ºC
Pouco nublado
Siga-nos!    Siga-nos!    Mypub gestor online publicidade
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Comunicados
Pesquisar
CDS questiona tutela sobre encerramento do atendimento complementar do Centro de Saúde de Sever do Vouga
09 jan 2018, 18:17

Numa pergunta enviada ao Ministro da Saúde, os deputados do CDS-PP António Carlos Monteiro, João Pinho de Almeida e Isabel Galriça Neto questionam a tutela sobre o encerramento do atendimento complementar do Centro de Saúde de Sever do Vouga.

Os deputados querem saber se o Ministro confirma que o motivo para o encerramento do serviço de atendimento complementar do Centro de Saúde de Sever do Vouga (CSSV) se baseia na “indisponibilidade de profissionais médicos”, se esta “indisponibilidade” se deve à falta de recursos humanos em número suficiente para assegurar a prestação do serviço de saúde à população, e se sim, se esta falta de recursos humanos poderá estar relacionada com a falta de recursos financeiros, motivados por cativações na área da saúde.

Os deputados do CDS-PP questionam também se o Ministro acha razoável o encerramento de um serviço de atendimento complementar precisamente durante a época de inverno, em que se regista um aumento do número de casos de patologias inerentes à estação, e, finalmente, tendo os utentes sido informados de que a situação é provisória, para quando está prevista a reabertura do atendimento complementar do CSSV e que alternativa foi colocada à disposição da população.

Chegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar do CDS-PP que, por decisão do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACeS BV), foi encerrado o Serviço de Atendimento Complementar do Centro de Saúde de Sever do Vouga (CSSV), de segunda a sexta-feira, das 20h00 às 23h00.

De acordo com a informação prestada aos utentes pelo coordenador daquela unidade de saúde, este encerramento será provisório e “baseia-se na indisponibilidade de profissionais médicos”, aguardando, aquele responsável, uma “nova solução para o atendimento complementar”.

O concelho de Sever do Vouga possui uma população residente de 12.356 habitantes (2011), sendo que a população da área abrangida pelo ACeS BV é maioritariamente uma população envelhecida, com várias patologias associadas. O encerramento do atendimento complementar, principalmente nesta altura do ano, quando há uma maior afluência às urgências na saúde devido à gripe, prejudica gravemente o seu acesso a cuidados de saúde primários.

O CDS-PP entende que os Cuidados de Saúde Primários são a “porta de entrada” para o Serviço Nacional de Saúde e entendemos que o Governo tem de continuar a política de reforço nestes cuidados de saúde. Os Cuidados de Saúde Primários deverão assegurar a necessária proximidade junto das populações e proporcionar os atos inerentes às suas características, com qualidade e em tempo clínica e socialmente adequado.

CDS-PP

Tags:
Notícias Relaccionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
  Comentar Artigo   Imprimir Artigo   Enviar Artigo   Partilhar Artigo
0 Comentário(s)
Galerias Relacionadas:
  0 foto(s)
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Outras Informações:
Visualizações: 677
Tamanho do texto: A- A+

Últimos Vídeos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Padaria / Pastelaria
Trespasse - Usado
Aveiro
Aveiro, Esgueira
Consultar Imóvel »
Loja
Trespasse - Usado
Aveiro
Aveiro, Vera Cruz
Consultar Imóvel »
Quartos   
Inquérito »