Apresentação   |    Estatuto editorial   |    Conteúdos na mão   |    Correspondentes   |    Publicidade   |    Contactos   |    Newsletter
Entrar   |    Registe-se   |    Ajuda
Aveiro, Portugal
Terça-Feira, 23 Janeiro 2018
6 ºC
Pouco nublado
Siga-nos!    Siga-nos!    Mypub gestor online publicidade
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Opinião
Pesquisar
"Algo de muito bonito que podemos fazer pelo nosso pequeno pais"
12 dez 2017, 15:21

Tivemos um primeiro encontro em que se procedeu ao levantamento de algumas ideias em prol da floresta autóctone, passiveis de desenvolver em Aveiro.

Cristina Montez *

O grupo “Alvorecer Florestal”, desde a sua constituição se afirmou como um “movimento” sem limites geográficos que pretende congregar esforços que apoiem ao desenvolvimento da floresta autóctone, sejam estes, legais, económico-financeiros, de cidadania/sensibilização, entre todos os outros em que a sua sinergia se venha a revelar cooperante.

Assim, pretende que pelos diferentes pontos do país, em que os cidadãos locais sintam vontade de cooperar e de se organizarem de acordo com as suas valências individuais, criar sub-grupos que promovam acções que levem a “bom termo” os princípios por que o “Alvorecer” pugna.

Verificou-se que essa vontade existe em Aveiro, em Mira, em Vagos, pois um conjunto de pessoas, provenientes de diferentes pontos do Pais, tem-se vindo a reunir com vista a delinear propostas adequadas a cada realidade local.

Tivemos um primeiro encontro que decorreu no dia 4 de Outubro no CUFC - Universidade de Aveiro, em que se procedeu ao levantamento de algumas ideias em prol da floresta autóctone, passiveis de desenvolver em Aveiro.

Um segundo encontro que decorreu em Mira, organizado pela Ana Cid, em que o “Alvorecer” foi parceiro com o grupo “Reflorestação da Mãe Terra”. Deste encontro resultou o inicio de um projecto-piloto, com cedência de terrenos por parte de um dos munícipes. Este projecto está a ser conduzido pelo Abel Mira Sol.

De momento, vamos organizar um segundo encontro, com o objectivo de cimentar o núcleo de Aveiro. Algumas ideias e acções foram sendo delineadas por alguns dos membros que estiveram presentes na primeira reunião. Pretendemos, agora, expô-las ao grupo inicial e à comunidade que se pretende juntar a nós.

É um trabalho lento mas muito sentido! Muitos de nós temos vontade, mas não sabemos como e quanto ajudar. Uns vão desistindo pelo caminho, outros vão aparecendo cheios de força não deixando esmorecer os resistentes!

Apareçam, e venham ajudar a construir e a manter em pé algo de muito bonito que podemos fazer pelo nosso pequeno pais!

A ordem de trabalhos tem dois pontos fundamentais:

1. Criar sub-grupo de sensibilização da comunidade educativa
2. Criar sub-grupo de sensibilização de proprietários florestais, em parceria com juntas de freguesia
3. Criar sub-grupo de comunicação e marketing
4. Criar sub-grupo de acções práticas - terreno

Dia 15 de Dezembro | 19h |Mini-auditório ISCA-UA
Aqui o evento no FB https://www.facebook.com/events/165716300696037

Obrigada e até lá.

* Alvorecer Florestal - Núcleo de Aveiro http://alvorecer-florestal.webnode.pt

 

O movimento “Alvorecer Florestal” em parceria com o “Núcleo de Aveiro da Quercus” está empenhada em criar e organizar um grupo de trabalho com o objetivo de apoiar a causa da regeneração da floresta.
Tags:
Notícias Relaccionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
  Comentar Artigo   Imprimir Artigo   Enviar Artigo   Partilhar Artigo
0 Comentário(s)
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Outras Informações:
Visualizações: 1073
Tamanho do texto: A- A+

Últimos Vídeos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Loja
Venda - Usado
Aveiro
Aveiro, Santa Joana
Consultar Imóvel »
Apartamento T2+1
Venda -
Aveiro
Ílhavo, Gafanha da Nazaré
Consultar Imóvel »
Quartos   
Inquérito »