Apresentação   |    Estatuto editorial   |    Conteúdos na mão   |    Correspondentes   |    Publicidade   |    Contactos   |    Newsletter
Entrar   |    Registe-se   |    Ajuda
Aveiro, Portugal
Sábado, 21 Outubro 2017
16 ºC
Aguaceiros
Siga-nos!    Siga-nos!    Mypub gestor online publicidade
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Última Hora
Pesquisar
Sever do Vouga: Filme "Deriva Litoral – O impacto da erosão Costeira em Portugal" venceu primeira edição do Festival Paisagens
03 jul 2017, 18:52

O filme "Deriva Litoral – O impacto da erosão Costeira em Portugal" realzado por Sofia Barata foi distinguido com o prémio ´Documentário de longa metragem´ na primeira edição do Paisagens - Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga.

A obra reporta-se ao inverno de 2013-2014, altura em que a costa portuguesa foi fustigada por fortes tempestades e prolongada agitação marítima.

"As zonas costeiras foram notícia pelas piores razões. O filme lembra que o mar tem tido um avanço progressivo, pondo em causa a segurança de pessoas, bens, para além de as praias portuguesas estarem a perder areias", refere uma nota de imprensa do Festival Paisagens sobre o filme que teve a sua estreia no último festival de cinema de Avanca.

O júri internacional, presidido pelo cineasta Manuel Matos Barbosa, foi constituído pelo cineasta italiano Simone Saibene, pela realizadora brasileira Lardyanne Pimentel, pelo jornalista e crítico de cinema César Nóbrega e pelo jornalista José Vieira.

O júri atribuiu ainda o ´Prémio curta metragem de ficção´ ao filme marroquino "Pill Anti-Dreams" de Doukhou Essam, filme que acaba de ser produzido e tem em Sever do Vouga uma das suas primeiras exibições.

O ´Prémio animação´ foi para "Face" do realizador da Letónia Jurgis Krásons.

Para além destes prémios, o Júri decidiu atribuir ainda menções especiais aos filmes portugueses "África Abençoada", um documentário de Aminata Embalo, coproduzido com a Guiné-Bissau, "Miragem" do cineasta e compositor Joaquim Pavão e "Landing" de Filipe Martins, obra que junta a dança ao espaço do cinema.

O Festival PAisagens reuniu 30 filmes em competição, vindos de 20 países. Incluiu ainda uma homenagem à atriz e realizadora Inês de Medeiros.

Tags:
Notícias Relaccionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
  Comentar Artigo   Imprimir Artigo   Enviar Artigo   Partilhar Artigo
0 Comentário(s)
Galerias Relacionadas:
  0 foto(s)
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Outras Informações:
Visualizações: 559
Tamanho do texto: A- A+

Últimos Vídeos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Apartamento T4 DUPLEX
Venda - Novo
Aveiro
Aveiro, Vera Cruz
Consultar Imóvel »
Apartamento T3
Venda - Novo
Aveiro
Aveiro, Vera Cruz
Consultar Imóvel »
Quartos   
Inquérito »