Apresentação   |    Estatuto editorial   |    Conteúdos na mão   |    Correspondentes   |    Publicidade   |    Contactos   |    Newsletter
Entrar   |    Registe-se   |    Ajuda
Aveiro, Portugal
Terça-Feira, 23 Janeiro 2018
6 ºC
Pouco nublado
Siga-nos!    Siga-nos!    Mypub gestor online publicidade
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Noticiário
Pesquisar
Lançado guia de observação de aves da Pateira com ilustrações de docente da UA
21 jun 2017, 00:18

O “Guia de Observação de Aves para a Pateira de Fermentelos” é uma obra singular no panorama editorial nacional.

UA_online *

A edição é da responsabilidade da Câmara Municipal de Águeda e integra-se nas comemorações dos 40 anos do Departamento de Biologia (DBio).

Apresentando 50 das 150 espécies já referenciadas para o concelho de Águeda, incluindo as mais raras e de difícil observação, o Guia foi estruturado, escrito e desenhado por Fernando Correia, diretor do Laboratório de Ilustração Científica da Universidade de Aveiro (UA), para ser um verdadeiro instrumento de consulta local, funcional e prático.

Enquanto livro temático de consulta, o “Guia de Observação de Aves para a Pateira de Fermentelos” pretende ser um auxiliar de campo para a identificação das espécies de aves de ocorrência mais comum para o concelho de Águeda, em particular junto aos seus recursos hídricos de superfície: a lagoa da Pateira de Fermentelos e galerias ripícolas do Vouga. No entanto, o Guia não esqueceu as espécies mais raras e difíceis de observar, cuja representatividade e importância enquanto espécies de elevado valor conservacionista as leva a serem consideradas como o muito desejado “prémio” em observações feitas pelos birdwatchers mais experimentados.

Ilustrações criadas para facilitar a identificação

Criadas com preocupações didáticas, a pensar nos iniciados na observação de aves, sua diferenciação e identificação de aves, as ilustrações são um elemento diferenciador que marca distintivamente este novo guia de avifauna local. O autor contou, para o efeito, com a colaboração de Rosa Alves, Teresa Cunha e Clara Cerviño, ilustradoras formadas no Curso de Formação em Ilustração Científica e que o coadjuvaram na ilustração das várias espécies.

* Ler artigo completo.

Tags:
Notícias Relaccionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
  Comentar Artigo   Imprimir Artigo   Enviar Artigo   Partilhar Artigo
0 Comentário(s)
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Outras Informações:
Visualizações: 541
Tamanho do texto: A- A+

Últimos Vídeos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Moradia Geminada T4
Venda - Em Construção
Aveiro
Ílhavo, Gafanha da Nazaré
Consultar Imóvel »
Apartamento T2
Venda - Usado
Aveiro
Aveiro, Esgueira
Consultar Imóvel »
Quartos   
Inquérito »