A Fundação Mata do Buçaco (FMB) inaugura, dia 21 de dezembro, às 11:00, a exposição permanente “Influência dos Carmelitas Descalços na construção da Mata do Bussaco”.
Convento de Santa Cruz, na Mata Nacional do Buçaco (Luso, Mealhada).
A exposição, que foi oferecida pela Fundação Luso à FMB, tem como principal objetivo dar a conhecer o legado cultural, arquitetónico e natural dos Carmelitas Descalços na Mata do Buçaco. Um espaço florestal, recorde-se, com um património histórico singular que é candidato a Património Mundial da UNESCO.
O território da atual Mata Nacional do Buçaco foi concedido à Ordem dos Carmelitas Descalços que, entre os séculos XVII e XIX, aí edificaram um património único em Portugal que hoje ainda se mantém.
A exposição estará patente ao público nos mesmo horários de funcionamento do Convento de Santa Cruz e com as mesmas condições de acesso: das 9h às 13h e das 14h às 17h; 2€ adulto e 1€ dos 7 aos 12 anos de idade.
Sobre a Fundação Mata do Buçaco:
- A missão da Fundação Mata do Buçaco passa pela preservação do importante património inserto na Mata Nacional do Buçaco e desenvolver as suas diversas potencialidades, tendo como objeto principal: a conservação do património natural e cultural, a investigação florestal, a educação ambiental e as atividades turísticas e de lazer. Compete à Fundação gerir de forma integrada o património florestal, histórico, cultural, religioso e militar que se combina de forma particularmente rica e diversificada na Mata Nacional do Buçaco.
Sobre a Fundação Luso:
- A Fundação Luso tem como objectivo contribuir para o progresso do conhecimento e da informação relacionados com a água e a saúde humana, para a preservação do património hídrico e natural do Luso, bem como para o desenvolvimento sustentável da comunidade desta região. A sua atividade pretende servir os portugueses e especialmente as gerações futuras.