Apresentação   |    Estatuto editorial   |    Conteúdos na mão   |    Correspondentes   |    Publicidade   |    Contactos   |    Newsletter
Entrar   |    Registe-se   |    Ajuda
Aveiro, Portugal
Quarta-Feira, 22 Novembro 2017
8 ºC
Céu limpo
Siga-nos!    Siga-nos!    Mypub gestor online publicidade
Onde Estou? Página Inicial » Utilidades » Roteiro
Pesquisar
Exposição "Lendas de Sever para Se Ver"
04 dez 2016, 00:02

No âmbito dos serviços educativos do Museu Municipal de Sever do Vouga, está em curso mais uma atividade cultural em articulação com os alunos dos 11º e 12ºanos do curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga.

O desafio foi lançado, tendo por base as lendas de Sever do Vouga.

As lendas são resultado do imaginário dos povos e das suas tradições, constituindo-se num repositório de grande valor cultural e histórico, fazendo parte da cultura popular dos territórios. Propõem-se a explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, misturando fatos reais com o imaginário, sofrendo ao longo dos tempos modificações através do imaginário popular, porque são repassadas oralmente de geração em geração.

Num total de 20, todas elas já compiladas e publicadas em várias edições do Município, são neste momento matéria-prima de estímulo, curiosidade, pesquisa e fascínio dos alunos envolvidos neste projeto.

O que se pretende?

Resgatar memórias e estórias do imaginário popular, cujo registo oral está, felizmente preservado, e trazê-las à luz da contemporaneidade.
De que forma?

Reinterpretando-as e reinventando-as pelos “olhares” dos mais jovens, através de diferentes técnicas de expressão plástica, (desenho, pintura e/ou ilustração), incluindo fotografia e audiovisuais.

O imaginário, aliado à criatividade e inovação estão em destaque e transpõem as paredes da Escola.

Os alunos pesquisam, falam entre si, constroem planos, descobrem fantasias e adicionam-lhe outras….Figura predominante em todas as lendas: as Mouras encantadas!... e partem à descoberta dos locais onde terão “passado”. Põem em prática a pesquisa no terreno. Auxiliam-se da pesquisa documental, mas também das memórias dos pais e avós…articulam-se, organizam-se para as suas criações!

Com isto, estamos a fomentar a pesquisa, a criatividade e a inovação, proporcionando uma aprendizagem através da participação ativa, facilitadora para a apreensão global da mensagem que se pretende comunicar: o valioso património imaterial popular do território concelhio. Para além disso, através de uma viagem ao passado, partem à descoberta de uma herança coletiva Esta iniciativa visa criar elos de ligação entre os jovens e o seu território.

Depois de um trabalho de pesquisa e de transformação criativa, estará patente ao público no Museu Municipal de Sever do Vouga, a partir de 6 de dezembro e até 6 de janeiro.

Tags:
Notícias Relaccionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
  Comentar Artigo   Imprimir Artigo   Enviar Artigo   Partilhar Artigo
0 Comentário(s)
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Outras Informações:
Visualizações: 1060
Tamanho do texto: A- A+

Últimos Vídeos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Moradia Isolada T5
Venda - Usado
Aveiro
Aveiro, Aradas
Consultar Imóvel »
Moradia Geminada T4
Venda - Usado
Aveiro
Aveiro, Aradas
Consultar Imóvel »
Quartos   
Inquérito »