Apresentação   |    Estatuto editorial   |    Conteúdos na mão   |    Correspondentes   |    Publicidade   |    Contactos   |    Newsletter
Entrar   |    Registe-se   |    Ajuda
Aveiro, Portugal
Quinta-Feira, 17 Maio 2012
ceu geralmente limpo +13° c min
+19° c max
Siga-nos!    Siga-nos!   
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Noticiário
Pesquisar
Lançada primeira pedra de unidade pioneira para tratar resíduos de construção
20 Out 2011, 00:03

Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território lançou a primeira pedra de uma unidade pioneira na Região Norte que vai tratar 100 mil toneladas por ano de resíduos de construção e demolição (RCD).

Agência EDV Informação

A futura unidade de recepção e tratamento de RCD, um projecto intermunicipal que deverá abrir portas no início de 2012 em Ossela, no concelho de Oliveira de Azeméis, é um investimento de cerca de seis milhões de euros, verba suportada pelo promotor (consórcio Retria Vouga).

"Esta iniciativa tem três razões fundamentais e de base para ser um projecto meritório: a maioria dos projectos ambientais necessita de escala – isso está realizado com o facto de ser uma associação de municípios a fazê-lo -, é sustentável e assume-se como uma correcta forma de tratar um problema, minimizando os impactos quer ao nível do ordenamento do território, quer a nível ambiental", afirmou esta quarta-feira Pedro Afonso de Paulo.

A unidade estende-se por uma área de 30 mil metros quadrados, localizada no antigo aterro sanitário da serra do Pereiro, propriedade da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM).

O presidente da AMTSM, Hermínio Loureiro, considerou este projecto "mais um bom exemplo" de cooperação entre os municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra.

Na futura unidade, as actividades de recolha, triagem e processamento dos resíduos irão gerar um produto final – designado por agregado reciclado – que entrará de novo no ciclo da construção civil.

Antes do lançamento da primeira pedra foi assinado o contrato entre a AMTSM e o consórcio Retria Vouga (composto pelas empresas Casais, Semural, Retria e Factor Ultimate), responsável pela criação e exploração da unidade por um período de 50 anos.

Tags:
Notícias Relaccionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
  Comentar Artigo   Imprimir Artigo   Enviar Artigo   Partilhar Artigo
0 Comentário(s)
Galerias Relacionadas:
  0 foto(s)
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Outras Informações:
Visualizações: 346
Tamanho do texto: A- A+

Últimos Vídeos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Armazém
Arrendamento - Usado
Aveiro
Aveiro, Santa Joana
Consultar Imóvel »
Moradia em Banda T4
Permuta - Novo
Aveiro
Ílhavo, São Salvador
Consultar Imóvel »
Quartos   
Inquérito
Concorda com o fecho de grandes superfícies ao domingo ?