Apresentação   |    Estatuto editorial   |    Conteúdos na mão   |    Correspondentes   |    Publicidade   |    Contactos   |    Newsletter
Entrar   |    Registe-se   |    Ajuda
Aveiro, Portugal
Segunda-Feira, 11 Dezembro 2017
8 ºC
Pouco nublado
Siga-nos!    Siga-nos!    Mypub gestor online publicidade
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Noticiário
Pesquisar
Seis mortos e quase 90 feridos em duplo acidente na A25 (provisório)
24 ago 2010, 00:13

Seis mortos (quatro adultos e duas crianças) e 89 feridos, dos quais 13 em estado grave, é o balanço provisório do duplo acidente rodoviário de Sever do Vouga (c/áudio).

Os sinistros ocorreram quase em simultâneo, pelas 16:00, na A25, zona Talhadas, Sever do Vouga, em faixas diferentes e a escassa distância um do outro.

As "condições climatéricas adversas", nomeadamente nevoeiro intenso, agravado pela chuva e piso escorregadio, poderão ter estado, segundo o Major Couto, da GNR, na origem dos acidentes que envolveram 59 viaturas, sendo 36 no sentido Aveiro – Viseu e as restantes na faixa oposta [ouvir resumo de declarações em anexo].

O choque em cadeia no sentido Aveiro – Viseu  causou ainda um incêndio, tendo ardido 12 viaturas, duas das quais pesados de mercadorias [ver fotografias na galeria, em anexo].

Neste acidente morreram três pessoas em duas viaturas ligeiras. Numa morreram carbonizados pai e um filho menor, na outra uma senhora.

Do choque em cadeia na faixa contrária, morreram no local duas pessoas que seguiam em veículos diferentes, uma delas, do sexo feminino, atropelada ao tentar fugir.

Um ferido grave, pai da criança, acabaria por falecer a caminho do Hospital de Aveiro.

Os feridos seguiram para outras unidades hospitalares de Viseu, Coimbra e Águeda. Um queimado foi transferido para o Hospital de Santa Maria.

A via da direita, acesso Viseu – Aveiro, abriu, de forma condicionada cerca da meia-noite.

"Foi um acidente de violência extrema",admitiu António Machado, responsável pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro [ouvir resumo de declarações em anexo].

O INEM instalou dois hospitais de campanha e teve no local viaturas medicalizadas de emergência e reanimação (VMER) de Aveiro, Viseu e Coimbra [consultar balanço].

Foram mobilizados para o sinistro 189 viaturas de bombeiros de diversas corporações, entre ambulâncias, viaturas de desencarceramento e de combate a fogo [consultar pontos-de-situação feitos pela Autoridade Nacional da Protecção Civil].

Elementos do Núcleo de Investigação de Acidentes Criminais de Aveiro e S. João da Madeira procederam a averiguações no âmbito do inquérito em curso.

Durante a noite compareceram no local governantes.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, classificou como "notável" o desempenho dos meios de protecção civil [ouvir resumo de declarações em anexo].

Já o titular das Obras Públicas e Transportes, António Mendonça, sem querer antecipar conclusões do inquérito, também aludiu à influência "muito significativa do nevoeiro e da chuva" no acidente, mas também apelou "ao empenho e civismo dos condutores" na estrada, nomeadamente quanto às condições climatéricas.

O ministro lembrou o investimento na transformação do IP5 em auto-estrada que reduziu "substancialmente" as vítimas. [ouvir resumo de declarações em anexo].

 

Tags:
Notícias Relaccionadas
24 ago 2010, 01:28 Manto de nevoeiro criou armadilha na A25 / Velocidade e distância não terão sido acauteladas por condutores
21 jun 2012, 18:00 Quatro condutores acusados de homicidio por negligência em acidente na zona de Sever do Vouga
Classifique esta notícia:  Razoável
  Comentar Artigo   Imprimir Artigo   Enviar Artigo   Partilhar Artigo
0 Comentário(s)
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 documentos(s)
Outras Informações:
Visualizações: 36593
Tamanho do texto: A- A+

Últimos Vídeos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Apartamento T2 DUPLEX
Arrendamento - Usado
Aveiro
Oliveira do Bairro, Troviscal
Consultar Imóvel »
Moradia Isolada T4
Venda - Usado
Aveiro
Águeda, Espinhel
Consultar Imóvel »
Quartos   
Inquérito »